Proposta Pedagógica
O Colégio Sábio Viver tem em sua Proposta Pedagócia a finalidade e o objetivo de oferecer serviços na área de Ensino da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, que vai desde o berçário ao 9º ano, de acordo com o disposto na LDB 9394/96, Deliberação CEE 01/99 e Indicação CEE 04/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
O Colégio Sábio Viver atuará sempre em consonância com os objetivos fixados nas diretrizes e bases da Educação Nacional. O Colégio Sábio Viver procurará desenvolver a formação harmônica e integral da criança, no seu aspecto físico e mental. Dentro disto podemos resumir nossos objetivos em três áreas:
I. Acadêmica: levar o aluno a alcançar disciplina e equilíbrio no entendimento, através de conhecimentos e habilidades, desenvolvendo a iniciativa, a criatividade e o raciocínio.
II. Social: preparar o aluno para ser um cidadão socialmente estável, que aplica conceitos morais elevados a um mundo em constante mudança, sendo capaz de encontrar sua vocação na comunidade e contribuir para o seu desenvolvimento social, político e tecnológico.
III. Física: possibilitar um desenvolvimento motor compatível com sua idade e levando-o a adquirir hábitos de higiene e saúde que desenvolvam o senso de cuidado do próprio corpo e estimulem a prática de atividades esportivas.
Com relação à área de Educação Infantil, temos ainda:
1. Propiciar a aquisição de comportamentos e conhecimentos básicos requeridos para eficiência da aprendizagem exigida pelo Ensino Fundamental, e o desenvolvimento do raciocínio criativo.
2. Criar condições para que a criança vivencie experiências que favoreçam o desenvolvimento harmonioso de sua personalidade; contextualizar a criança na linguagem formal, socializá-la no grupo, prover atividades recreativas e pedagógicas agradáveis que geram motivações adequadas para o aprendizado.
3. Possibilitar o desenvolvimento motor compatível com sua idade e levá-lo a adquirir hábitos de higiene e saúde, que desenvolvam o senso de cuidado do corpo; promover coordenação viso-motor e orientação espacial.